Sunday, December 28, 2014

Arroz ao molho de camarão


Já tem algum tempo que estava desejando fazer esse prato, que aprendi com uma amiga descendente de espanhóis. Como não entendo de geografia, não sei dizer se o prato é mesmo espanhol, mas é incrivelmente delicioso, apesar da simplicidade. E, mesmo respeitando as tradições culinárias, resolvi “abaianar" um pouco o prato, acrescentando dendê e coentro. Embora não tenha usado pimenta, é possível acrescentar pimenta ao molho, “aquecendo” um pouco mais o prato. 

Então anote aí os ingredientes para uma porção que serve duas pessoas: 

01 kg de camarões sem limpar (podem ser de qualquer tamanho, mas aprendi a fazer com camarões grandes, e nesse caso eu usei o camarão rosa) 

01kg de tomates vermelhos bem maduros

01 xícara de arroz

02 cebolas picadas

alho picado

cheiro verde (salsinha, cebolinha e manjericão) 

Azeite de Oliva

02 colheres de sopa de azeite de dendê

1/2 xícara de manteiga de garrafa (opcional) 

Sal

01 limão siciliano


Modo de preparar: 

Comece limpando os camarões. Jogue fora as cabeças, mas guarde as cascas para fazer o molho que cozinhará o arroz.  Numa panela funda, coloque as cascas, sal, cascas de cebola, alho, sal e cheiro verde para ferver. Quando o caldo estiver bem perfumado, desligue o fogo. 

Pegue os tomates, lave e parta-os ao meio. Rale as metades num ralador até chegar na casca e vá reservando numa vasilha. Pegue uma panela, doure alho e cebola no azeite e cozinhe o tomate, acrescente um pouco de sal e o azeite de dendê. Quando o molho estiver bem espesso, desligue. 

Numa outra panela, esquente o azeite e doure alho e cebola. Acrescente o arroz, um pouco do caldo e refogue o arroz. Adicione 2 xícaras do caldo coado com uma paneira, e deixe ele fervendo em fogo baixo enquanto o arroz cozinha. Tempere com sal e, quando o arroz estiver cozido, desligue e acrescente a manteiga de garrafa e tampe a panela.

Assim que o arroz e o molho estiverem prontos, coloque os camarões no molho de tomate e cozinhe os camarões no próprio molho. Os camarões cozinham por cerca de 10 minutos, não devendo passar muito disso para não ficarem borrachudos. A consistência deve estar macia e  firme ao mesmo tempo. Quando estiverem no ponto, desligue o fogo e rale casca de limão siciliano sobre o molho. 

Sirva colocando primeiro o arroz e jogando o molho com os camarões sobre ele. Se gostar, polvilhe coentro picado sobre a comida e bom apetite. Minha sugestão para bebida é um bom vinho gelado, branco ou rosé, ou até mesmo uma deliciosa sangria, porque é um prato leve que combina bem com uma bebida gelada nesse clima quente. 

E bom apetite!!!

E se estiver interessado em comer uma excelente comida com frutos do mar com preços "adequados", recomendo "O Catarina", em Perdizes/SP. O Bar é simples e a comida é deliciosa.

O Catarina
Rua Caraíbas, 417 - Perdizes, São Paulo - SP, 05020-000
(11) 3854-5656
http://ocatarina.com.br/bar/


No comments:

Post a Comment