Thursday, January 1, 2015

Sangria Abstêmia (Sem Álcool)





Para os alcoólicos em recuperação, para os abstêmios de nascença ou mesmo para quem, por motivos antibióticos (bobagem!), pela ressaca ou para poupar o fígado, eu recomendo essa minha sangria. Até pesquisar na internet, eu jurava que era uma invenção, cuja idéia partiu da mente brilhante da minha amiga Alessandra Julião. Infelizmente já existem algumas referências à sua existência na rede e as receitas não diferem muito da minha.

De todo modo, devo confessar que ficou deliciosa e tão parecida com a sangria alcoólica que era possível imaginar-se bêbado. Então anote aí a receita:

01 litro de suco de uva (suco de verdade, não daqueles misturados com água e açucar, na caixinha)
1/2 litro de soda limonada ou água tônica ou água com gás (eu usei soda!)
02 laranjas-pera picadas em pedaços triangulares com a casca
250g de cerejas
1/2 lata de pêssegos em calda picados
200mg de uvas rosadas
02 limões verdes
01 limão siciliano
Canela em pau
04 maçãs vermelhas picadas
Gelo

Modo de fazer:

As frutas podem variar conforme o seu gosto. Para mim é imprescindível a laranja e o pêssego em caldas, porque conferem um gosto particular à sangria. Pique as frutas em tamanhos pequenos. Não precisa picar as cerejas e as uvas. Tire lascas da casca do limão siciliano e acrescente à mistura. Acrescente metade da calda do pêssego (Se quiser, beba o restante!)

Numa vasilha grande, acrescente todos os ingredientes, mexa bem e prove. Se usar refrigerante, é bem provável que não precise acrescentar açúcar, e o suco dos limões equilibrará o doce excessivo. Faça com umas 2 horas de antecedência para que as frutas liberem um pouco do seu sabor e, quando pronto, leve à geladeira. Quando estiver próximo da hora de servir, acrescente cubos de gelo para que fique bem gelada.

Eu gosto de colocar a sangria numa grande vasilha de vidro e servir em taças, mas também pode-se servir em jarras e decorar taças com laranjas, cerejas e abacaxis.

É um tipo de bebida ideal para dias quentes e combina muito com pratos à base de frutos do mar, mas também com carnes e churrascos!



No comments:

Post a Comment