Sunday, March 29, 2015

Pandeirão de Tapioca com Queijo




Enquanto o Restaurante Mocotó tem o seu dadinho de tapioca e queijo coalho, eu tenho o pandeirão de tapioca com queijo. O Pandeirão surgiu de um grato acidente culinário, na tentativa de fazer pão de queijo com a tapioca ao invés do polvilho (que são basicamente a mesma coisa), mas errei na proporção do leite e a massa ficou muito líquida.




Minha primeira ideia de emergência foi colocar tudo numa forma de bolo e fazer um bolo de queijo, mas resolvi usar a minha omeleteira para ver no que dava. E deu certo. Ficou muito gostoso! Embora tenha sido um acidente, a boa notícia é que foi um acidente com medidas padronizadas. Então anote aí e bom proveito!

2 xícaras de farinha de tapioca (hoje facilmente encontradas nos supermercados)
1 ovo
1/4 de xícara de manteiga
1 xícara de leite
1 colher de chá de sal
100g de queijo parmesão ralado (eu usei o queijo bola da Tirolez)

Ferva o leite e dissolva a manteiga no leite fervido. Misture com a tapioca, o sal e depois acrescente o ovo e o queijo. A massa vai ficar líquida, quase pastosa.

Aqueça bem a omeleteira e despeje o líquido dentro dela. Não é preciso untar a omeleteira. A minha receita deu pra encher a metade da omeleteira até a boca, mas você pode optar por colocar metade disso, pra fazer um pandeirão menor. Vá virando a cada 2 minutos, em média para não queimar.

Aprendendo com os erros, espete um garfo na massa para ver se está bem cozido por dentro, porque tive que voltar pro fogo porque ainda estava um pouco crua por dentro.

O resultado é incrível: um bolo de queijo "express", muito saboroso, crocante por fora e macio e "queijudo" por dentro. Pode servir com manteiga ou requeijão por cima.


No comments:

Post a Comment