
Ai que calor! Jesus me abana! No modesto ritual de “Bienvenue, mon amour!”, ensaiei de fazer moqueca de pirarucu, quiche de linguiça com gorgonzola, mas o calor cruel me levou a pensar numa coisa mais fácil e mais refrescante. Lá fui eu xeretar nos armários, no freezer para compor algo simples, prático, gostoso e fresquinho. Acho que consegui. E deixo pra vocês a minha receitinha:
250g de penne de tamanho médio
½ pote de shitakes secos da Casino
200g de queijo chèvre
salsa fresca picada
01 taça de vinho branco seco
azeite
aceto balsâmico
molho de pimenta Tabasco
sal
Cozinhe o penne de acordo com sua preferência. Eu costumo usar um pouco de sal e azeite de oliva e gosto da massa um pouco menos dura do que o tal “al dente”. Quando estiver cozido, escorra e enxágüe várias vezes com água fria. Enquanto isso, coloque os shitakes para ferver com água e um fio de azeite até que fiquem bem macios.
Coloque o queijo numa vasilha refratária e ponha para derreter em banho-maria ou no microondas, em potência média, por uns 5 minutos. Quando estiver derretido, misture bem com uma espátula ou colher de pau e adicione a taça de vinho.
Numa vasilha, misture o macarrão, o molho de queijo e os shitakes. Mexa bem, adicione o azeite, um pouco de aceto balsâmico e umas 5 gotas de Tabasco. Misture bem e adicione a salsa fresca. Eu também coloquei um pouco de sementes de dill (“funcho”). Tampe a vasilha e coloque na geladeira por algum tempo para refrescar e sirva em pequenas tigelas.
Para beber, um delicioso Corbière Rosé “Chateau de Caraguilhes”.
E Bon Apétit!!!