Monday, December 27, 2010

Sopa francesa de Cebolas



Estou aqui em New York. Muito frio, acabou de nevar; dizem que foi a nevasca mais intensa dos últimos quinhentos milhões de anos. Tentei sair de casa, sem sucesso. Um vento frio, castigante. Tentei brincar na neve, completo desastre. Minhas mãos congelaram e ficaram até doendo de tanto frio. E a fome que vem com o frio? Inacreditável! Fome e frio combinam com...sopa! Sopinha quentinha com um bom vinho e pão italiano...

Decidi fazer uma sopa francesa de cebolas. Daquela que a gente pōe a torrada dentro do potinho e pōe pra grelhar no forno com queijo amarelo... Foi a primeira vez que fiz e, vou lhes contar... Ficou fantástica! Bem aventurados os que estão por perto, porque passam muito bem! Então lá vai!

Anote aí os ingredientes:

01kg de cebolas cortadas em cubinhos ou pequenas fatias
04 dentes de alho picados
100g de manteiga
02 colheres de sopa de farinha de trigo
Caldo de vegetais
800 ml de água
01 taça de vinho branco
02 folhas de louro
01 punhado de salsinha e cebolinha
03 cravos*
01 canela em pau pequena*
01 colher de sopa de mel*
02 fatias de pão italiano
Queijo Gruyère ou Gouda
Sal a gosto
Pimenta do reino moìda

Comece derretendo a manteiga na panela em fogo baixo. Doure o alho e acrescente a cebola com um pouco de água. Quando a cebola estiver transparente, despeje todos os ingredientes, exceto a farinaha, o vinho e a água. Deixe refogar um pouco, e acrescente o vinho. Refogue mais um pouco e acrescente a água. Mexa bem, cozinhe por uns 5 minutos e retire um pouco do caldo com a concha. Dilua a farinha no caldo, mexendo bem até dissolver totalmente e então jogue na panela. Cozinhe por 20 minutos em fogo brando e desligue.

Coloque a sopa numa tigela ou cumbuca e coloque uma fatia de pão em pé, por cima da sopa. Cubra a tigela com fatias de queijo. Coloque no forno para gratinar até o queijo ficar dourado. E....voilá!


Sopa francesa combina com... Vinho francês! Minha sugestão é o Château Mont-Redon 2003 - Domaine Châteauneuf du Pape. Delícia!