Sunday, July 31, 2011

Pescada cambucu ao limão siciliano assada na folha de bananeira



Ilhabela, realmente bela. Pena que estava chovendo, mas ótimo pra desfrutar o sossego e a boa companhia dos amigos, além de se fartar de comida boa.
Pra mim, estar no mar é sinônimo de comer peixe, camarão, polvo, lula, marisco, ostra.
E foi nesse contexto que decidi preparar a pescada cambucu. Geralmente sou fã dos temperos mais fortes e sabores mais marcantes, mas decidi aproveitar os limões sicilianos presenteados pela mãe da dona da casa.
O peixe não precisa ser exatamente a pescada cambucu. Qualquer peixe pode ser feito do mesmo modo. Já fiz pirarucu, badejo, pintado, entre outros.


Ingredientes
2 kg de pescada cambucu limpa e sem a cabeça
1 limão siciliano grande cortado em rodelas
Sal grosso
Pimenta do reino ou mix de pimentas moídas
Azeite de oliva extra-virgem
Folhas de bananeira
1 copo de cachaça
Lave bem o peixe na água, depois esfregue o sal em pequena quantidade por dentro e por fora. Abra o peixe como se fosse recheá-lo e coloque um pouco de azeite, as rodelas de limão e jogue o copo de cachaça. Coloque as rodelas de limão que sobrarem do lado de fora do peixe e embrulhe-o na folha de bananeira. Se precisar, pode prender as folhas com barbante ou linha de costurar.
Não costuma ser muito fácil encontrar folhas de bananeira nas grandes cidades. É por isso que, quando encontro, costumo pegar umas a mais e congelá-las para usar depois. Elas podem ser guardadas em pequenos rolinhos presos com barbante, por bastante tempo. Caso não consiga encontrá-las, pode embrulhar o peixe no papel alumínio.
Coloque numa assadeira e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de uma hora. Após esse tempo, abra as folhas com a ajuda de uma faca ou uma tesoura e veja se já está cozido. Você pode levar ao forno por mais uns vinte minutos, com o peixe desembrulhado, para dar uma “corzinha” ao peixe.
Como acompanhamento, peixe vai muito bem com uma salada de legumes, com batata de todo jeito ou arroz branco, mas nesse caso resolvi servir com arroz com camarões e açafrão, além da maravilhosa farinha d’água manauara.

Espero que se deliciem com essa maravilhosa receita.
Quem comeu, gostou muito!