Monday, May 20, 2013

Arroz Carreteiro com Charque de Ovelha



Já comi várias vezes arroz carreteiro. Mas há algumas semanas experimentei o melhor deles – até hoje. Estava em São Lourenço do Sul/RS e experimentar por singelos 7 reais um delicioso carreteiro feito num tacho de ferro colocado na lenha. Mas não parou por aí. Bastou minha amiga de lá anunciar que havia um delicioso charque feito de carne de ovelha e que era difícil de preparar que se instalou o chip da obsessão em minha mente. Prá quem não sabe, charque é um tipo de carne seca, salgada, encontrada em todo o país.

Voltando para Porto Alegre para pegar o avião para a cinzenta Sampa, aproveitei para dar uma parada no Mercado Municipal para comprar uns vinhos e eis que encontro o tal charque de ovelha.

E então chegou o grande dia! Almoço para pessoas queridas com um delicioso arroz de carreteiro “afofoletado”. Existem milhares de receitas desse arroz por aí; o importante é ter ingredientes de boa qualidade e cozinhar com amor. É claro que deve ser difícil encontrar esse tipo específico de charque por aí, mas vale usar os mais comuns mesmo, de carne bovina.

Então anote aí os ingredientes para um panelão que serve dez pessoas:

2kg de charque ( de ovelha ou bovina)
01 kg de arroz ou 04 xícaras
01 kg de feijão (preto ou vermelho)
04 cebolas grandes picadas em cubos
01 cabeça de alho (pode picar os dentes ou deixá-los inteiros)
01 maço de cheiro verde picado
06 pimentões (verdes e vermelhos) picados
½ kg de pinhão (cozidos e picados em rodelinhas)
Sal ( com cuidado)
Azeite
Manteiga
Pimenta malagueta
01 litro de vinho tinto
05 limões
Cominho
Noz moscada

Preparo do charque:

O charque é bastante salgado, então é importante que fique  uns dias dessalgando, trocando sempre a água. Se for de ovelha, é uma carne com gosto bastante forte, então é importante, na véspera do prato, deixar de molho com 05 limões (esprema o suco dos limões, mas também deixe-os no molho e ½ litro de vinho. Depois enxágüe bem, tire o excesso de gordura com uma faca.

Você pode fazer o charque na panela de ferro, mas optei por cozinhar na panela de pressão junto com o feijão, para pegar mais gosto e amolecer bem a carne. Não há necessidade de temperar. Cozinha na pressão por 20 a 30 minutos e verifique se a carne e está mole e o feijão está inteiro. O feijão tem que ficar meio durinho. Separe o caldo da carne e o caldo do pinhão. Coloque para ferver numa chaleira e vá usando para colocar no arroz, completando sempre com água.

Numa panela grande (eu usei a minha “moquequeira de barro”), coloque 2 colheres de sopa de manteiga e 02 de azeite para esquentar. Doure o alho e a cebola. Acrescente o pinhão. Refogue bem e acrescente o arroz. Vá colocando água, depois coloque a carne e os pimentões, junto com o vinho. Quando o arroz estiver quase pronto, adicione o feijão e misture tudo. Adicione a pimenta malagueta, bem picadinha. Coloque o cominho e a noz moscada. Coloque sal se for preciso. Quando desligar o fogo, adicione o cheiro verde, mexendo com cuidado para não esmagar o arroz. Pode incrementar com lascas de queijo-manteiga nordestino.


Sirva com molho de pimenta e acompanhado de uma salada de alface e tomate, só prá “rebater” o peso. Acho que o prato combina tanto com uma cervejinha como com um vinhozinho tinto.











Como a minha inspiração veio dos Pampas, eu sugiro um Casa Valduga Duetto Pinot Noir / Shiraz.

E bom apetite!