Friday, January 7, 2011

Penne com salmão defumado ao molho de laranja



Fome e preguiça são coisas que não combinam muito bem, mas muitas vezes andam de mãos dadas. É por isso que cresce, a cada dia, o números de fast-foods, deliverys e comidas prontas. É lógico é muito gostoso comer uma junk food vez ou outra, mas eu ainda prefiro uma comidinha feita na hora, ainda que simples.

E assim surgiu esse macarrão: no vazio da geladeira num dia de fome incontornável. Gosto sempre de ter na geladeira aqueles pacotinhos de salmão defumado temperado, tipo Lox ou Gravlax. Adoro comer com pão preto e cream cheese ou mostarda Dijon. Mas naquele dia não tinha nem pão, só penne.

Então cozinhei o penne e juntei o salmão defumado cortado em pequenos pedaços (ele costumam desmanchar sozinho na mão ou no garfo) e fiz um delicioso molho branco parecido com um molho que a Nigella, aquela gulosa britânica fez um dia. Não vi a receia dela, vi apenas ela despejando aquele molho suculento num spaghetti.

O molho foi feito mais ou menos como são feitos os molhos brancos franceses:

Derreta na panela 100g de manteiga. Quando derreter, desligue o fogo e acrescente duas colheres de sopa de farinha de trigo. Mexa devagar até dissolver completamente. Pode ser que fique uma massa bem grossa, mas não se assuste! Ligue o fogo e vá acrescentando leite e mexendo sempre até dissolver e formar um molho grosso. Acrescente sal, pimenta do reino, um pouco de vinho branco e alho moído. Ferva mexendo por uns 5 minutos, desligue e acrescente o suco de seis limões ou 1/2 copo de suco de laranja, mexendo devagar para não "talhar". Hoje, como não havia leite, fiZ o molho com água e acrescentei sour cream (creme de leite azedo) no final do cozimento. Quando o macarrão estiver cozido, misture tudo numa vasilha e sirva com queijo ralado.

Para acompanhar, recomendo um bom vinho rosé ou um espumante rosé, como o Cave Pericó Rosé Brut, do Rio Grande do Sul, que é muiito saboroso.