Friday, June 20, 2014

Cabeça de Galo e Caldo da Caridade


Alto lá! Ninguém vai ter que cozinhar miolo de galo carijó pra fazer sopa. Pelo menos por enquanto. Aprendi a fazer esse caldo com a Chef Adriana Lucena, do Taiá Bistrô, localizado em Pium, vilarejo de Natal/RN. Só pra contar um pouco do bistrô, a Adriana Lucena é uma especialista em comida do sertão nordestino e recebe pequenos grupos no seu bistrô, servindo verdadeiras relíquias da culinária nordestina com um toque de sofisticação que não desrespeita as tradições. Tenho ido a Natal repetitdas vezes a trabalho e visitar o Taiá virou um hábito. Como o espaço é pequeno e recebe poucas pessoas, é preciso reservar antes.

Voltando ao caldo, Cabeça de Galo é uma variação do chamado Caldo da Caridade, que parece ter origens dos negros escravizados no período colonial e foi ganhando a tradição de ser servido aos doentes ou após uma bela ressaca. Mesmo com suas origens específicas, todo mundo sabe que nada como um bom caldo para curar uma carraspana. Assim, o Caldo de Caridade nada mais é que um caldo de cebola, alho, pimenta, coentro e legumes engrossado com farinha de mandioca, que se transforma em Cabeça de Galo ao acrescentar alguns ovos, com ele ainda fervendo. 

O resultado é maravilhoso! Um caldo forte, que dá um calor danado, ideal para esquentar essas noites frias! Então anota aí a receita!

03 cebolas grandes bem picadas
06 dentes de alho picados
02 tomates picados
01 pimentão picado (verde, vermelho ou misturado)
01 pimenta dedo-de-moça picada
1/2 linguiça picada (ou a mesma quantidade de bacon)
01 punhado de coentro picado (para quem não gosta de coentro, pode substituir por salsinha) 
Farinha de Mandioca torrada
05 ovos
Sal a gosto
02 colheres de sopa de manteiga
Chaleira de água fervendo (acrescentei 02 folhas de louro na água)

Como fazer:

Numa panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo e acrescente um fio de azeite de oliva para não queimar a manteiga. 
Coloque para refogar o alho, a cebola, o pimentão, o tomate e a pimenta. Vá mexendo para não grudar. Quando estiverem bem cozidos, 
acrescente a linguiça e deixe refogar bastante. Quando a mistura estiver bem cheirosa e cozida, complete com a água fervendo e deixe
ferver por mais uns 10 minutos. Logo após, vá colocando a farinha aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Assim que o caldo 
ficar ligeiramente grosso, coloque o sal de acordo com seu gosto e  quebre os ovos dentro da panela e mexa com cuidado. Os ovos ficarão, 
parte cozidos, parte dissolvidos, conferindo .um aspecto bem interessante. Adicione o coentro ou a salsinha, sirva em vasilhas ou pratos fundos. 
Se for servir como aperitivo, sirva em pequenos copinhos ou xícaras. 

Deixe à mão um molho de pimenta para quem gostar de um caldo realmente quente. 

Pra dar um gosto paulista ao caldo, sugiro tomar com um bom Malbec. Minha sugestão é o chileno Tantehue, com sabor forte, encorpado. Ou também o Nieto Senetiner Malbec, que tem preço justo e sabor agradável. 

Um bom aquecimento!

E pra quem quiser curtir o Taiá Bistrô em Natal/RN, aqui vai o endereço:
Av. Joaquim Patrício, 2 - Rota do Sol - Pium, RN
Fone: 084 9670-3351.


(Fonte da Foto: http://www.meubemcomer.com.br/salada/Com-sem-reservas)