Saturday, February 26, 2011

Japa-trial


Peço desculpas aos leitores do blog. Andei relapso nessas últimas semanas. Cozinhei pouco, andei preguiçoso. Em minha última viagem a New York, comprei um DVD que ensina a fazer comida japonesa, chamado “Simply Sushi”. Faz algumas semanas, decidi me aventurar pela primeira vez no mundo da culinária japonesa. Mentira. Não foi exatamente a primeira vez, porque tenho o costume de fazer uma deliciosa salada com bifum (macarrão de arroz) e um delicioso harusame ( macarrão de feijão) com frango e molho oriental. Mas fazer sushi e sashimi é outra história.

O DVD é muito bom, e percebi que é relativamente fácil se aventurar pelos primeiros passos de fazer esses quitutes. Lá fui eu num empório japonês comprar ingredientes, vasilhas e, é claro, uma super faca japonesa. É claro que eu furei meu dedo, o que atrasou um pouco o jantar. O mais legal de tudo foi perceber que montar os “pneuzinhos”, como eu chamava os sushis quando era pequeno, é algo bem fácil. A única coisa que achei realmente complicada foi cortar os peixes, e penso que tudo fico um pouco mais difícil porque os peixes haviam ficado muito tempo fora da geladeira enquanto estava preso no trânsito e ficaram moles demais ao cortar.

Enfim, acho que ficou muito gostoso e recebi vários elogios no quesito “estética”. Não quis ficar detalhando os passos, quis apenas mostrar os resultados. Então: douzo meshiagare!

E para beber, nada melhor do que um delicioso sakê, bem gelado. Comprei inclusive copinhos de bambu para servir gelado. Mas, particularmente, eu prefiro muito mais o Soju, um tipo de sakê coreano, feito de batata, que eu acho muito mais saboroso. Kanpai!