Sunday, August 14, 2011

Delírio luso-amazônico: pirarucu seco com natas e isca de pirarucu





Novamente fui pego pelas Jupiras desdentadas do Rio Negro: é a vingança dos colonizados sobre os colonizadores, reinventando a receita do tradicional português Bacalhau com Natas, enfiando pirarucu no meio das natas. Já faz tempo que essa idéia ronda minha cabeça e, recém chegado de uma viagem a Manaus, trago meus carregamentos de pirarucu para me deliciar com essa maravilha.
O pirarucu seco é vendido no Mercado Municipal de Manaus, junto com os peixes frescos e possui um sabor delicioso, bastante especial. Do mesmo modo que o bacalhau, o pirarucu seco deve ser dessalgado para ser consumido.
Pirarucu com Natas
Ingredientes:
2kg de pirarucu seco dessalgado cortado em pedaços retangulares
6 xícaras de leite 

6 cebolas cortadas em rodelas

Azeite
de oliva extra-virgem
2 colheres (sopa) de farinha
de trigo
4 bananas-da-terra (pacovan) maduras cortadas em tiras
1kg de batata
Noz moscada

2 xícaras de creme nata
Queijo coalho ralado
para gratinar
Sal
a gosto (é provável que não precise acrescentar sal)
Pimenta
do reino 



Cheiro verde
Alho picado


Modo de preparar:


Cozinhar o pirarucu no leite em fogo médio com as cebolas, o alho, um ramo de cheiro verde amarrado, cravo, pimenta do reino e noz moscada. Quando estiver fervendo, vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo, mexendo sempre para não empelotar. Quando o peixe estiver cozido, desligue o fogo, retire o creme com cuidado e coloque numa outra panela. Em fogo baixo, acrescente o creme de leite e vá mexendo sempre. Se o creme estiver muito salgado, coloque uma batata e deixe cozinhar até formar um caldo grosso.


Numa assadeira untada com azeite, coloque um pouco do molho por baixo e ajeite o peixe com as batatas e distribua as bananas entre as batatas e o pirarucu. Adicione o creme de natas por cima e cubra com queijo coalho ralado e leve ao forno. O prato estará pronto quando o queijo estiver dourado. Sirva com arroz branco.
Iscas de Pirarucu:
“Isca” é o nome dado a todo tipo de petisco na Amazônia e não apenas os peixes fritos em pequenos pedaços servidos com molho tártaro ou rosé nas barracas das praias do litoral paulista. Lá em Manaus experimentei iscas de vários tipos; entre elas as iscas de siri e de pirarucu, que são feitas como as tradicionais coxinhas, mas maiores e envoltas na farinha d’água. São deliciosas. E já que sobrou pirarucu e batatas que não couberam na assadeira e aproveitando que estou amazonizando a culinária portuguesa ou aportuguesando a culinária amazônica, tratei de fazer as iscas de pirarucu com cara de bolinho de bacalhau!


Modo de preparar:
Amasse bem as batatas já cozidas com um garfo. Desfie bem o pirarucu. Acrescente um ovo caipira e ½ xícara de farinha de trigo. Unte as mãos com farinha e faça bolinhos ovalados. Unte os bolinhos em um prato com ovo batido e depois passe-os na farinha d’água. Coloque ½ litro de óleo para esquentar numa panela e, quando estiver bem quente, frite os bolinhos até ficarem dourados. Sirva com a azeite e molho de pimenta no tucupi.


Ficaram fantásticos!
Para beber, dê à mão à palmatória aos nossos colonizadores: um bom vinho português. Minha sugestão é o bom vinho alentejano Tapada de Coelheiros, distribuído pela Mistral.

E um ótimo apetite!