Sunday, May 13, 2012

Xinxim de Galinha





Dizem que é comida de orixá, como quase toda comida baiana. Cheguei a dar uma fuçada pela internet para saber a quem pertencia o xinxim, mas só encontrei controvérsias: Oxum, Iansã, Pomba-gira, Oxossi Akeran. Deixa pra lá. Uma hora descubro. O importante é que é fácil de fazer, barato e delicioso.

Não me lembrava de ter comido antes; a memória mais viva que tenho do Xinxim de Galinha é de um episódio dos Trapalhões no qual o Didi faz o papel de um garçom e, quando o cliente do restaurante pede o Xinxim, ele traz uma galinha sentada num pinico e diz: “A galinha tá aqui. Agora o xixi, tem que esperar um pouco.”

A idéia de fazer um Xinxim surgiu do pedido de uma amiga que, apesar de mineira, costumava comer esse prato, preparado por uma baiana que morava em sua cidade. E foi realmente uma ótima idéia: um prato de lamber os beiços, de dar calor e muita vontade de cair numa rede logo depois.

Então, se quiser fazer esse prato que só é “light”na amarelidão do dendê, anota aí a receita:

1,5 kg de frango cortado em pedaços ( eu usei coxas, sobrecoxas e peitos)
02 cebolas médias
06 dentes de alho picados
01 vidro pequeno de azeite de dendê
100g de amendoim torrado e sem casca
100g de castanha de caju
01 maço de coentro
01 copo de cachaça
01 vidro pequeno de leite de coco
Sal
Folhas de louro
Pimenta-do-reino

Modo de fazer:

Pique ou amasse todo o alho e esfregue o alho com o sal nos pedaços de frango, deixando descansar por 3- a 60 minutos.

Num liquidificador, bata as cebolas, o amendoim, a castanha, o coentro e o leite de coco até formar uma massa homogênea.

Feito isso, aqueça o azeite-de-dendê e, quando estiver borbulhando, frite os pedaços de frango até ficarem cozidos e dourados. Acrescente a mistura do liquidificador na panela e vá misturando com cuidado. Acrescente as folhas de louro, a pimenta-do-reino e a cachaça, mantendo em fogo de médio a baixo, por cerca de 30 minutos.

Sirva com arroz branco e farinha de mandioca baiana cozida no dendê. Para quem gosta de coentro, pode deixar também uns galhos frescos para jogar por cima do prato.

E para beber, acho que tem que ser cerveja mesmo. Pra mim, comida baiana é assim: cai muito bem com uma cerveja bem gelada.

E um bom apetite!