Friday, August 2, 2013

Cadê, cadê? Tá aqui: Escondidinho de Fumeiro.



 Não, não. Fumeiro não é aquele sujeito perigoso que ficava fumando drogas encostado no muro da esquina. Isso é fumeta. Fumeiro é o nome de origem portuguesa que se dá ao local onde se defumam carnes e embutidos. Talvez pela preguiça, o nome acabou virando o sinônimo das carnes de porco defumadas. Na Bahia, a carne de fumeiro é tipicamente uma carne suína magra, espessa, levemente salgada e defumada.

Toda vez que vou a Salvador trago um pouco dessa carne maravilhosa. É fácil de preparar, podendo ser frita no azeite, refogada e até assada, sem necessidade de dessalgar e com um sabor maravilhoso, levemente adocicado.

Há um jeito bastante comum de se comer fumeiro na Bahia: “puxado” (levemente frito) no azeite, refogado com cebola e servido com saladinha de tomate e cebola e farinha de mandioca. Mas a forma que eu mais gosto de comer fumeiro é no escondidinho. No bar Padaria, em Salvador, eles fazem um escondidinho de fumeiro com purê de banana-da-terra, que fica delicioso. No Sotero, em São Paulo, eles servem um escondidinho com purê de mandioca mesmo, também espetacular. Certa
Vez provei o fumeiro preparado de um jeito delicioso: levemente frito, servido como sanduíche com requeijão no pãozinho delícia, um pão sovado bem macio, tipicamente baiano.

 

Mas vou falar aqui do escondidinho de fumeiro que fiz em casa recentemente, com purê de mandioca. A mandioca, confesso, foi especialmente trazida de uma fazenda  baiana, razão pela qual era bem amarela. Mas servem as mandiocas paulistas pálidas e até mesmo as mandiocas já cozidas vendidas congeladas nos supermercados.  Então anote aí os ingredientes:

01kg de mandioca cozida
01 kg de carne de fumeiro picada em cubos
03 cebolas grandes
04 dentes de alho picados
03 bananas-da-terra.
Manteiga
Sal
Pimenta do Reino
Queijo coalho ou queijo amarelo (estepe, gouda, prato) ralado.
Azeite de dendê.

Descasque e cozinhe a mandioca na panela de pressão ou compre já cozida. Ela tem que estar bem mole, para ser fácil de desmanchar. Bata no liquidificador até formar uma pasta homogênea. Talvez precise acrescentar um pouco de água ou leite para fluidificar.

Numa panela, derreta uma colher de manteira em fogo baixo e refogue 02 dentes de alho e uma cebola bem picados. Adicione o creme de mandioca e mexa sem parar até adquirir uma consistência mais firme. Se estiver muito liquida, adicione um pouco de farinha de mandioca para engrossar, mas não muito. Desligue o fogo e reserve.


Derreta uma colher de sopa de manteiga numa panela larga, tipo wok. Refogue o alho e a cebola restantes bem picados. Adicione uma ou duas colheres de sopa de azeite de dendê e frite as bananas (já cortadas em rodelas largas). Quando estiverem douradas, adicione o fumeiro e refogue por alguns minutos. Pode adicionar um pouco de pimenta à mistura.

Numa travessa refratária ou numa assadeira funda, unte o fundo com um pouco de manteiga e forre com creme de mandioca. Adicione todo o conteúdo da carne se couber e distribua pela assadeira de modo uniforme. Cubra com o restante do creme de mandioca. Rale o queijo e polvilhe o sobre o prato.
 
Leve em forno pré-aquecido em alta temperatura. Deixe no forno até ver levantar borbulhas e dourar o queijo. Pode ser servido com arroz branco ou com farinha de mandioca torrada.
 


Para beber, sugiro uma boa cervejinha. Minha sugestão é a Colorado Indica, feita com rapadura, com sabor amargo e levemente adocidado.

Um bom apetite! 













Padaria Bar 
Rua João Gomes, 43 - Rio Vermelho - Salvador - Bahia 
Telefones: 
71 3018 4413 / 3016-4412 
http://www.padariabar.com.br

Sotero - Cozinha Original
R. Barão de Tatuí, 272 - Santa Cecília  São Paulo
Telefone:
11 3666-3066
http://www.soterorestaurante.com.br