Sunday, August 26, 2012

Vinagrete de Polvo ou Polvo ao Vinagrete?



Tanto faz. O nome pouco importa. Bom mesmo é  o gosto. Nem todo mundo gosta de polvo. Aliás, bem pouca gente. E a maioria que diz não gostar, o faz pelo mesmo motivo: diz que parece borracha. Eu também não gostava. Só fui aprender a gostar de polvo (e digo que não foi nada difícil “aprender” a gostar...”) quando comi um polvo bem feito. E isso tem uma explicação muito simples: o ponto de cozimento do polvo. O polvo tem dois pontos de cozimento em tempos diferentes: logo nos primeiros minutos ou depois de um longo cozimento. O primeiro ponto é difícil de atingir: eu ainda não consegui. A carne fica macia, tenra e ele não perde volume. O segundo já é mais fácil: basta cozinhar bastante na panela de pressão, tomando o cuidado de não deixar mole demais, porque daí fica com gosto de estragado.

Recentemente, um amigo deu uma dica para cozinhar o polvo e “pegar” o primeiro ponto: pegar o polvo já limpo, colocar na panela de pressão sem água e nenhum outro ingrediente e colocar para cozinhar. Quando a panela estiver “apitando”, com a “rosquinha” girando, é sinal que ele já está bom. Achei um vídeo no Youtube que ensina esse truque, mas devo confessar que eu não consegui e tiver que cozinhar mais tempo, do jeito que sempre fiz, para amolecer o bichinho.


Veja aí o vídeo do Alexandre Mitre, ensinando a cozinhar o polvo: 


Outro problema: as pessoas têm nojo de mexer no polvo. Melhor comprar ele limpo, mas nesse vídeo, o cara ensina a limpar.

Fazer o vinagrete é muito simples. Anote aí os ingredientes:

2kg de polvo limpo
04 tomates rasteiros ou Débora (bem vermelhos, bem docinhos)
02 cebolas grandes
05 dentes de alho picados
Suco de 02 limões sicilianos
Salsa e Cebolinha picadas
Azeite de oliva extra-virgem
Pimenta-do-reino
Pimenta Dedo-de-moça picada sem sementes
Sal (eu usei Flor de Sal)
01 dose de pinga ou vinho branco


Depois de cozinhar o polvo na panela de pressão, lave-o bem com água fria e corte os tentáculos em pedaços grandes, de cerca de 3 a 4cm. Pique os tomates e as cebolas em pedaços pequenos e adicione os outros ingredientes. Misture tudo muito bem numa vasilha, tampe e deixe de 2 a 3 horas para o polvo pegar o gosto do tempero. Pode servir com folhas de alface, pães sírios torrados e coalhada seca para acompanhar.

Para beber, prefiro um Vinho Rosé bem geladinho!
E bom apetite!