Saturday, November 17, 2012

Oui, Monsieur. Temos Croque-Monsieur.





Garçom: champagne, por favor. E se não tiver, serve “café au lait”.  Antes de ir à França pela primeira vez, já tinha ouvido falar de Croque-Monsieur (E por favor, diga "croque-mêssiê"), mas não ficava muito claro na minha cabeça o que significava, nem a sua importância na mente dos gulosos. Fato é que, em Paris, exatamente na rua onde ficava o Hospital Marmottan, onde fiz um estágio, havia uma boulangerie maravilhosa que vendia o melhor e mais barato croque da França e provavelmente do mundo.  Digo barato porque, em tempo de Euro a quatro reais nos idos 2004,  a maioria dos croques (e tomo a liberdade de chamá-lo somente pelo primeiro nome...), custava em torno de dez euros, ou seja, quarenta reais por um “misto quente metido à besta”, como dizia um amigo meu. E nessa “padaria” de um bairro chique de Paris, a duas quadras do Arco do Triunfo, um delicioso croque por apenas dois euros. Hoje não saberia dizer se ele é realmente o melhor do mundo mas àquela época, com aquele preço, com certeza era.

Houve uma época que estava “super francês” e fiquei viciado em croque-monsieur.  Fazia assadeiras inteiras, congelava e... “voilà”, era só colocar dois minutos no microondas e lá estava ele, crocante e cremoso na medida certa.  Colesteróis e triglicérides mais tarde, acabei deixando para ocasiões especiais a maravilhosa iguaria. Mas não deixa de ser uma dica interessante: congelar para comer mais num outro momento, porque seu preparo é um pouco mais demorado do que um misto quente.

Então se você quer comer um maravilhoso croque, anote aí a receita:

Fatias grossas de presunto cozido (uma para cada sanduíche)

Manteiga
Pão de Forma
Noz moscada
Molho bechamel *

* A receita do molho bechamel já está explicada em outra receita do blog: http://acozinhadodoutorfofinho.blogspot.com/2011/01/moussaka-do-doutor-fofinho.html

Modo de preparar:

Passe uma fina camada de manteiga no pão e coloque no forno para dourar, deixando um pouco de cada lado.  Retire do forno e coloque um pouco do molho dentro do pão, junto com as fatias de presunto. O importante é que tenha bastante presunto. Monte o sanduíche direto na assadeira. Cubra o sanduíche abundantemente com o molho bechamel, em cima e dos lados. Rale um pouco de noz moscada sobre o molho. Leve ao forno para gratinar. Eu gosto de deixar assando uns 15-20 minutos no forno e depois gratinar para que fique bem quente. A noz moscada geralmente deixa umas manchas marrons sobre o molho,mas é normal e saboroso. Pode ser comido sozinho no café da manhã ou acompanhado de uma saladinha em outras refeições. Geralmente é um prato que sustenta bastante.

Uma variação do croque é o Croque Madame, que é feito do mesmo jeito, mas leva um ovo frito por cima.




Et voilà!