Sunday, August 21, 2011

Pão com Ovo Chique


A gente sempre associa pão com ovo com coisa pobre e cafona. É claro que levar pão Pulmann com ovo mexido esturricado na marmita não é coisa muito sofisticada, mas ninguém pode negar que é uma coisa danada de boa. Mas pra quem se recusa a comer pão com ovo porque teme que suas origens humildes sejam reveladas, ou pelo risco de ser identificado como uma pessoa brega, aqui vai uma boa notícia: rico também come ovo. A única diferença do ovo do pobre para o ovo do rico é o jeito de preparar. Manteiga de boa qualidade, temperos sofisticados. Além disso, ovo de rico de nome e sobrenome: Ovo Poché, Eggs Benedicts, Scrumbled Eggs e por aí vai.
E hoje, domingão friorento na capital paulista, resolvi preparar um pão com ovo chiquérrimo que aprendi na Pousada Chez Louise & Louis, em Juqueí, ou Juquehy, como dizem os milionários. Aliás é uma Pousada que recomendo, mas cuidado! Dizem que, depois que um certo casal gay se hospedou lá sem avisar previamente que era um “casal de dois homens”, quase matando a Dona Louise de infarto do miocárdio, eles geralmente informam, antes de fazer a reserva, que a pousada é para “casais homem-mulher”...
Pegue uma fatia de pão de forma e no meio dele, faça um buraco com a faca, um rodela. Passe manteiga dos dois lados e coloque para dourar levemente na frigideira, dos dois lados. Quando o pão estiver douradinho, quebre ovo e jogue dentro desse buraco, de modo que a gema fique dentro desse buraco. Quando a parte debaixo desgrudar da frigideira, vire o pão de cabeça para baixo e deixe lá até que o pão desgrude novamente. Cuidado para não cozinhar muito, para deixar a gema mole.

Coloque também na frigideira aquela rodelinha de pão que ficou sobrando para dourar. Ela fica deliciosa para molhar na gema.
O resultado é impressionante: parece que o ovo se “funde” com o pão, alterando seu sabor e proporcionando uma experiência gastronômica maravilhosa. Geralmente não é preciso colocar sal, mas fica gostoso completar o paladar com pimenta do reino, flor de sal ou outro tipo de sal gourmet, como um sal trufado.
Eu particularmente adoro esse prato no café da manhã, com um bom café com leite; mas pode ser servido como uma refeição, acompanhado de uma saladinha e um bom vinho.
Já fiz outras experiências com esse ovo. Você pode usar um brioche no lugar do pão de forma e hoje o fiz com um delicioso pão de forma caseiro que ganhei do meu amigo Ubiratã, do Restaurante As Véia, d’O Velhão, na Serra da Cantareira. Para quem gosta de queijo, também fica gostoso acrescentar queijo parmesão ralado e dar uma tostada no queijo, mas eu prefiro o modo tradicional.
Façam bom proveito!