Thursday, August 29, 2013

Moqueca de Maturi (castanha-de-caju verde) e Camarão seco

Dando continuidade ao assunto Moqueca...Nem sempre tem que ter peixe e frutos do mar nela. Para os vegetarianos, para os alérgicos,  ou mesmo para quem estiver a fim de uma "moqueca light", é possível encontrar algumas opções de moquecas. Aqui em São Paulo, é possível saborear uma deliciosa moqueca vegetariana no Vege Tao (não é Vegetão!). Em Salvador, eu recomendo o Ponto Vital, também conhecido simplesmente como "Vital", onde provei pela primeira vez a moqueca de maturi.

O Maturi é a castanha-de-caju "verde", ou seja, fresca, sem torrar. Não foi fácil encontrar, mas agora descobri que ela é vendida no "Ceasinha" do Rio Vermelho em Salvador, fresca ou já congelada, pré-cozida. É um ingrediente saboroso e com "sustância", que dá conta muito bem de uma boa moqueca. Nessa versão de moqueca, mantive os mesmos ingredientes, retirando apenas o tomate e o pimentão e optando por cortar a cebolas em cubos ao invés de rodelas, para manter a geometria dos ingredientes. Fiz duas versões: uma só com o maturi, para prestigiar uma candidata vegetariana e outra com camarão
seco defumado. Ambas ficaram fabulosas, sem nenhuma modéstia. Lógico que acompanhadas de uma deliciosa farofa de dendê e o famigerado arroz de coco.



Vege Tao - Bistrô Vegetariano
http://vegetao.com.br
Rua Diogo de Faria, 568 - Vila Clementino - SP
Fone: (11) 5574-6875
Horários: de 2.a a 6.a das 11:30 às 15h / sábados das 12 às 16h

Ponto Vital Santo Amaro
Rua das Laranjeiras, 23 - Pelourinho - Salvador/BA
Fone: (71) 3322-1874
Horários: de 3.a a domingo, das 11:30 às 23:30h.