Saturday, April 19, 2014

Pastel de Camembert ao Mel com Trufas.


Parece muito simples, mas vou contar que é um pouco complicado fazer pastel. Pesquisando várias receitas na internet, vi que cada uma dá uma proporção, varia um pouco os ingredientes e as medidas, e dá pra entender porque: não existe medida exata para se fazer massa. O tipo de farinha, o clima, o tamanho do ovo, tudo pode influenciar a confecção da massa. 

Já tinha feito pastel várias vezes, mas nunca feito a massa a casa. Já usei massa de pastel de feira, de supermercado e até massa de empanada (que é um pouco mais grossa) nos Estados Unidos. Desse jeito, é importante fazer um bom recheio, fritar com bastante óleo que deve estar bem quente. Geralmente é um sucesso.

Mas fazer a massa em casa envolve outros riscos. E agradeço à minha prima Simone Leite, que mora na Alemanha e me inspirou a fazer esse teste para ajudá-la a servir pastel para os alemães.

Então vamos aos ingredientes (para fazer 10 pasteizinhos em meia-lua):

01 ovo grande e sem gelo

01 a 02 xícaras de farinha de trigo (pode ser preciso mais)

03 colheres de óleo

03 colheres de cachaça 

Uma pitada de sal

Água morna se necessário

Modo de fazer: 

Primeiro de tudo: massa de pastel não gosta de água, então deixe tudo seco para trabalhar com ela. Numa superfície limpa e seca (pia, balcão), faça uma montanha com uma xícara de farinha e despeje o ovo, o sal, a cachaça e o óleo no meio. Vá misturando bem, e adicione farinha aos poucos se precisar até a massa ficar homogênea, lisa e não grudar nas mãos. Se a superfície estiver irregular ou quebradiça, adicione com cuidado pequeninas porções de água morna e vá amassando até que a massa fique toda por igual. 

Com um rolo de abrir massas (“pau de macarrão”) ou até mesmo com uma garrafa de vidro, vá abrindo a massa, esticando-a com vigor para todos os lados. Se você tiver a máquina de esticar massas, tanto melhor. Para evitar de grudar, polvilhe pequenas quantidades de farinha e vá esticando até deixar a massa o mais fina possível. 

Corte a passa com a ajuda de um molde (que pode ser a boca de uma xícara)  ou em formatos quadrados. Se quiser pastéis maiores dobre ou quadruplique a receita. Estando pronta, pode ser guardada na geladeira, mas tenha o cuidado de embrulhar em filme plástico. 

Recheio do Pastel: 

O pastel pode ser recheado com o que preferir, desde os clássicos de carne moída, queijo e palmito, até coisas mais arrojadas, como carne seca, queijos de todos os tipos, camarão. Lembre-se de fazer um recheio bem “molhadinho” para não ficar seco na hora de comer. 

No caso do pastel de hoje, resolvi rechear com um queijo camembert, que tem um sabor bem pronunciado, para ser servido com um mel com trufas. Frescura pura. 

Para fixar as bordas do pastel, aperte firmemente com a ponta do garfo sobre a massa, para fazer um “vinco”, impedindo que ele se abra na fritura. 

Como fritar: 

Como já disse antes, um bom pastel é feito com bastante olho, que pode ser soja, canola, girassol  ou outro de sua preferência. Dê preferência a panelas ou frigideiras largas e fundas (lembre da panela da barraca de pastel na feira). O óleo deve estar bem quente e um truque bom para saber o ponto do óleo é colocar um palito de fósforo dentro desde o início e, quando o fósforo acender, é porque atingiu a temperatura certa. Retire o fósforo com um garfo e comece a fritar. 

Ao colocar o primeiro pastel, abaixe o fogo para o óleo não voar e depois aumente. Vá virando os páteis com a ajuda de um garfo, o tempo todo, até que eles fiquem dourados. Vá retirando e colocando sobre um papel toalha para tirar o acesso de gordura e bom apetite! Pastel é pra comer na hora, saindo do fogo!