Thursday, February 14, 2013

Spring Rolls de Camarão e Cebolas Caramelizadas



Foi de propósito que eu não chamei de “rolinho primavera”, não apenas com a intenção de parecer mais, digo mais, chique. É porque o que entendemos como rolinho primavera no Brasil são aqueles bolinhos fritos recheados com repolho e mergulhados naquele catchup japonês. E esses são uma “terceira” coisa: é um rolinhos frios de massa de arroz recheados com legumes, cogumelos, camarão ou o que desejar.

Confesso que meus planos iniciais eram fazer um outro prato com camarões, mas resolvi atender os desejos do meu maridão em pleno Valentine’s Day. Devo admitir: a preguiça de sair em pleno frio do inverno de New York me fez improvisar o prato apenas com camarão e cebolas e ficou maravilhoso!

No final, venci o medo inicial de fazer o prato, por achar muito complexo, mas descobri que é “baba”! Anote aí os ingredientes:

01 pacote de Spring Roll Wrappers (você encontra nas lojas de produtos orientais; são discos brancos, geralmente do tamanho de um compacto)
300g de camarões limpos e sem casca
02 cebolas picadas em fatias bem finas
Molho inglês
Shoyu
Melado de cana ou açúcar
Óleo de gergelim
Azeite
Cebolinha e Coentro picado ( se não curtir, elimina o coentro)
Sakê


Primeiro passo:

Numa panela, coloque um pouco de azeite e de óleo de gergelim para aquecer. Coloque as cebolas e vá refogando, mexendo sempre. Se precisar, acrescente um pouco de água para não secar. Quando a cebola for ficando transparente, acrescente uma colher de sopa de molho inglês, ½ xícara de shoyu e uma colher de sopa de melado ou açúcar. Cozinhe por mais um tempo e, quando a cebola estiver bem molinha, jogue os camarões. Cozinhe por alguns minutos, até o camarão mudar de cor e ficar com uma consistência “crocante”. Desligue o fogo e deixe amornar. Acrescente as cebolinhas e o coentro picado. Se tiver sobrado muito liquido no cozimento, escorra, para ficar bem sequinho.

Numa panela, aqueça um pouco de água (3 xícaras, aproximadamente). A temperatura deve ser quente o suficiente para você conseguir colocar seus dedos dentro, sem queimar. Coloque a água numa bacia. Pegue uma folha do wrapper e mergulhe dentro da bacia rapidamente. Você vai perceber que a massa amolece rápido e, tão logo ela amolecer (menos de 30 segundos), retire com cuidado, segurando pelas pontas e estique numa superfície lisa.

Com a ajuda de uma colher, pegue um montinho do camarão (eu coloquei uns 4 camarões pequenos com a cebola), na parte inferior do disco. Com cuidado, dobre a parte de baixo, feche dos lados e enrole até o final, dando a forma de uma panquequinha. Não se preocupe: você vai errar as primeiras, depois pega o jeito. Os meus não ficaram muito bonitos, mas ficaram muito gostosos.

Vá fazendo um por um, não ouse amolecer as massas todas de uma vez, tampouco colocar uma sobre a outra, porque vai grudar tudo.

Disponha os rolinhos numa travessa rasa, para ficarem fácil de pegar. Tradicionalmente se come com a mão, mas se você ou seus convidados forem nogentinhos, use hashi ou garfo e faca mesmo.

Quando estiverem prontos, pegue um potinho de louça, coloque uma pequena quantidade de shoyu, óleo de gergelim e sakê com um pouco de água. Aqueça por um minuto no microondas e está pronto pra servir. Esse molhinho serve para mergulhar os rolinhos.

Dominada a técnica, os rolinhos podem ser feitos com legumes, frutas frango, cogumelos de todos os tipos e tudo isso junto e misturado... Basta usar a criatividade. Eles também podem ser fritos, mas essa aventura fica para uma outra vez...

Bem, e para beber, recomendo um bom sakê gelado. Recomendo os da marca Ti-ku, que além de saborosos, as garrafas rendem um bom vasinho!