Friday, February 8, 2013

Sopa com moedinhas de arroz e massala


É pessoal, faz tempo que não posto nada por aqui. Sabe como é: férias, viagens e na verdade andei mais comendo do que cozinhando. Mas retorno em estilo “saudável”, com uma descoberta incrível num restaurante coreano em New York. Estava com muita vontade de tomar uma sopinha e resolvi pedir uma “Rice cake soup” (sopa de bolo de arroz). Esse “bolo de arroz” , que eu chamei de “moedinhas” por falta de um nome mais apropriado, leva o nome de “tóc”  é na verdade uma massa feita de farinha de arroz que deve ser cozida como um macarrão. É uma massa leve, que dá “sustância”, engrossa sopas e caldos e deve servir pra um monte coisas que ainda vou descobrir e postar para vocês. A grata surpresa foi encontrar um supermercado coreano em frente ao restaurante e poder comprar as tais moedinhas. Um amigo coreano disse que é possível encontrar para comprar aqui no Brasil nas lojinhas do bairro da Liberdade e que são vendidas como "grossos cilindros" que você corta em fatias... Cuidado com os lugares que a imaginação podem levar...


Minha primeira experiência culinária com as tais moedinhas foi acrescentar na sopa de cebolas que era para ser francesa. Ao invés de engrossar a sopa com farinha de trigo, adicionei as moedinhas e ficou uma delícia.

Ontem eu fiz outra sopa com as moedinhas e com massala, um pó-tempero indiano composto de uma mistura de especiarias, que dá o sabor picante e calorento de muitos pratos indianos. Uma conhecida especialista em ayurvédica mandou ou usar massala na comida, porque sou muito guloso e ele estimula o metabolismo (#ficaadicagentegorda). Estou aproveitando o inverno-em-pleno-verão para fazer sopas. E vai aí minha receita multi-étnica:

01 abobrinha
01 beterraba
03 cenouras
02 batatas
02 cebolas
05 dentes de alho
Sal a gosto
Massala em pó (pode ser encontrado em supermercados, na parte dos temperos, como Santa Luzia e Pão de Açúcar ou na Bombay)
Azeite de Oliva
Moedinhas de Arroz

Rale todos os legumes com ralador ou mini-centrígufa (podem per picados ou até inteiros, mas eu estava com vontade deles ralados...). Adicione um pouco de sal e coloque para cozinhar na panela de pressão por cerca de 40 minutos. Quando os legumes estiverem amolecidos, adicione azeite de oliva e uma colher de sopa de. massala (cuidado para não exagerar e deixar a sopa muito picante...) . Mantenha fervendo até a massa amolecer, mas cuidado para não deixá-la muito mole, porque fica grudenda e quebradiça (eu cozinhei por mais uns 40 minutos).

Como estou light,tomei a sopa sem pão e não coloquei “aditivos”(queijo ralado, mais azeite ou outras pimentas, até para sentir bem o gosto do massala. Mas se não estivesse nessa “função”, colocaria um pouco mais de azeite e comeria com umas torradinhas. Infelizmente não tirei uma boa foto dela, mas juro que ficou uma delícia. E como estou de castigo, nem vinho eu ousei tomar, mas me refastelaria com um bom Malbec.
,enerve ma arinha de arroz que deve ser cozida como um macarrinha e resolvi pedir uma