Monday, August 26, 2013

“Quem não gosta de... moqueca... bom sujeito não é”


Lógico que existem moquecas e moquecas. Mas eu amo quase todas. Não é preciso ter luxo, salamaleques, piriguetoses. Aliás, a melhor moqueca que eu comi foi num boteco de praia, em Itacaré e também foi a mais barata até hoje.

Pode-se fazer moqueca de quase tudo. Peixes, frutos do mar, camarão seco. Tem moqueca até de coisas “não-marítimas”, como o maturi, a castanha-de-caju verde. O importante é que os produtos sejam frescos e que seja feita com amor.

Em São Paulo, já comi excelentes moquecas, como a “Moqueca da Jôse de Boipeba”, com camarão e banana-da-terra, servida no Obá; palmas também para a moqueca de pintado da Rota do Acarajé. Recentemente conheci um paraíso da culinária baiana aqui em São Paulo. É o Patuá da Baiana, situado em pleno coração do bairro do Bixiga, onde a Bá, uma baiana “porreta”  e muito da simpática, recebe os clientes em sua própria casa cozinhando o que há de melhor da baianidade.

Já em Salvador, dá pra comer moqueca em qualquer canto: minhas prediletas são as servidas no Donana, mas se você quiser algo mais “chiquetoso”, pode ir no Maria Matamouro, no Pelourinho. Se você for a Ilhéus, vale a pena dar uma passada no Vesúvio (“bar do Nacib”), uma “fusion” de comida árabe e baiana e que serve uma moqueca maravilhosa.

Agora, com os preços assustadores dos restaurantes em São Paulo, melhor mesmo é fazer uma bela moqueca em casa.

E por falar em amor, essa postagem foi inspirada na moqueca que preparei para o almoço de aniversário de uma amiga que, apesar de recente, tem se mostrado uma das “grandes”.

Então anote aí os ingredientes para uma “moquecona” que serve bem umas dez pessoas:
2,5 kg de peixe fresco (prefira os peixes carnudos, como robalo, badejo, pintado, porquinho, vermelho, pirarucu, tucunaré e até bacalhau) ou pode substituir por frutos do mar de sua preferência.
01kg de cebolas cortadas em rodelas grossas
06 dentes de alho picados
03 pimentões grandes (eu gosto de colocar um de cada cor: vermelho, verde e amarelo) cortados em rodelas
01 kg de tomate picado
01 litro de leite de coco
03 pimentas dedo-de-moça picada sem sementes
10 pimentas-de-cheiro ( pode ser biquinho ou outra que não seja ardida)
Sal
Azeite de dendê ( nesse caso usei também os caroços de dendê, que liberam seu óleo no cozimento)
Salsinha e cebolinha
Coentro

Modo de preparar:

Acredito que cada um tenha seu “jeito certo” de preparar a moqueca, e eu tenho o meu e isso não quer dizer que seja o “mais certo”, mas é o jeito que deu certo para mim e que faz as pessoas agradecerem a dávida de saborear minha moqueca.  Pode usar qualquer panela, mas eu prefiro usar as tradicionais “moquequeiras” de barro.

Pegue a panela e coloque no fogo.  Coloque um pouco de azeite-de-dendê para esquentar. Quando levantar uma ligeira fervura, coloque o alho para dourar. Desligue o fogo e vá montando os ingredientes em camadas (peixe, tomates, cebolas, deixando os pimentões por cima), e jogue os outros ingredientes por cima. Pode completar a panela com um pouco de água, mas cuidado para não exagerar para não deixar a moqueca aguda.

Aqui em São Paulo as pessoas não costumam gostar muito de coentro. Eu costumo colocar alguns galhos bem picadinhos no cozimento (para que eles não sejam reconhecidos) e picar um pouco de coentro por cima para dar aquele cheirinho, mas também costumo deixar uma porção separada “extra” para mim e para as pessoas que curtem.

Cozinhe em fogo alto, com a panela tampada e vez ou outra dê uma olhada para experimentar e certificar que não está grudando no fundo. Quando os alimentos estiverem cozidos, o caldo fervendo cheiroso e borbulhante, está pronto para servir.

Para mim,  uma boa moqueca se come com arroz de coco, farofa de dendê e feijão de leite, que explicarei a seguir.

Arroz de coco

Existem várias maneiras de fazer arroz de coco. Para acompanhar a moqueca, gosto dele bem sequinho e com pouco açúcar. Para 01kg de arroz, basta substituir 2 xícaras de água por 500ml de leite de coco e acrescentar um pacotinho de coco ralado. Se puder comprá-lo fresquinho na feira, tanto melhor. Acrescente sal, cebola, alho e 02 colheres de sopa cheias de açúcar.

Feijão de leite

O feijão de leite é uma papa de feijão levemente adocicado que cai muito bem com as moquecas. Embora os paulistas estranhem muito essa mistura, é um delicioso acompanhamento, tipicamente baiano.

Se você quiser, pode cozinhar 1/2kg de feijão até desmanchar e depois bater no liquidifador até virar um creme. Se quiser facilitar a vida, compre 500g de feijão já cozido. Se os grãos estiverem inteiros, bata no liquidificador. Num pouco de azeite, doure o alho e ½ cebola bem picada e jogue a pasta de feijão. Acrescente 02 colheres de sopa de açúcar, sal e 01 xícara de leite. Cozinhe em fogo médio até ficar uma papa bem espessa.

Farofa de dendê

Compre 01kg de farinha de mandioca daquelas amarelinhas que são vendidas em casas no norte. Numa panela ou frigideira, aqueça uma xícara de azeite de dendê e vá acrescentando a farinha, mexendo com cuidado até toda a farinha adquirir a cor amarelo-dourado do dendê.

A para beber, acho que moqueca combina mesmo é com uma cerveja bem gelada. Minha recomendação são as cervejas tradicionais, como uma bela Itaipava ou Original.

E um bom apetite!

Em São Paulo:

Obá!
www.obarestaurante.com.br/‎
R. Dr. Melo Alves, 205, Jardins -  São Paulo
(11) 3086-4774











Rota do Acarajé
www.rotadoacaraje.com.br/‎
R. Martim Francisco, 529, Santa Cecília -  São Paulo
(11) 3668-6222
 









Patuá da Baiana
https://www.facebook.com/patuadabaiana
Ela não divulga o endereço; se estiver interessado, ligue e marque.
(11) 3115-0513











Em Salvador:

Donana







1- Brotas. Avenida Teixeira Barros, boxes 1 a 7, Brotas – Salvador
Centro Comercial do Conjunto dos Comerciários
(71) 3351-8216


2- Villas do Atlântico.Rua Praia de Itapoan. Qd 04 - Lote 06, S/N. Villas do Atlântico - Lauro de Freitas - BA
(71) 3379-4364 | (71) 3379-7674

Maria Mata Mouro
www.mariamatamouro.com.br/‎
Rua da Ordem Terceira, Pelourinho. Salvador
(71) 3321-3929















Em Ilhéus:

Bar Vesúvio
http://www.barvesuvio.com/
Praça Dom Eduardo,190 – Centro- Ilhéus/BA
(73)3634-2164
(73)3634-4724