Wednesday, February 13, 2013

Risoto de Pêra com Queijo Gorgonzola



Já falei de alguns risotos antes no blog. E também já disse que risoto é sempre um prato fácil, prático e que pode até ser barato, porque quase qualquer coisa que se tem na geladeira pode virar um bom risoto. Um risoto ruim não é resultado de seus produtos; é a consequência de erros no preparo. Mas decidi postar esse aqui, porque é uma receita clássica, uma combinação feliz de ingredientes.

Um bom risoto começa com um bom “brodo”, que quer dizer “caldo” em italiano. É ele que vai alimentar o cozimento do arroz, enquanto o risoto é bem preparado.  Anote aí os ingredientes para o brodo:

01 cebola grande inteira
05 dentes de alho inteiros
01 tomate cortado em 4 pedaços
Cascas de pêra
Salsinha
Cebolinha
Coentro (um pouco só; pode excluir se quiser)
Pimenta-do-reino
01 copo de vinho branco
Azeite de oliva
Sal



Deixe ferver bem, até os ingredientes cozinharem. Mantenha fervendo enquanto foi usando-o no risoto e complete com mais água se precisar.

Ingredientes para o risoto:

01 e ½ xícara de arroz para risoto (arbóreo, por exemplo) sem lavar
04 pêras sem cascas cortadas em lascas de 1cm (aproximado)
250g de queijo gorgonzola picado ou ralado
Sal
Azeite
100g de Manteiga
01 copo de vinho branco
02 cebolas picadas
06 dentes de alho (picados ou inteiros)


Modo de preparar:

Descasque as peras, corte em lascas  de 1cm  mais ou menos. Coloque de molho na água com suco de limão para não escurecerem.

Esquente a panela, coloque a manteiga para derreter com um pouco de azeite. Coloque a cebola e o alho para refogar e um pouco de vinho após alguns minutos.  Quando a cebola começar a ficar transparente, adicione o arroz, misture bem e vá colocando o brodo, aos poucos, mexendo sempre, sem deixar secar. Quando o arroz estiver quase no ponto de cozimento, ainda um pouquinho duro, acrescente as pêras. Tem gente que prefere as pêras mais cozidas; eu gosto que elas fiquem macias mas ainda bem inteiras para dar um contraste com o resto da comida. Quando o arroz estiver no ponto ( o ponto é particular, tem gente que gosta de comer o arroz ainda duro, “al dente”; eu prefiro que esteja macio), acrescente o queijo gorgonzola, distribuindo sobre o risoto. Pode acrescentar queijo parmesão se quiser.

Coma imediatamente! Não espere esfriar!

E para beber, nada como um bom vinho. Encontrei um vinho espanhol delicioso, e com nome bem sugestivo, que valeu a pena comprar: Tinto Preto - Preto Picudo