Saturday, September 3, 2011

Farofa Manauara Vegetariana



Não, eu não sou assim “evoluído”. Gosto de picanha, de torresmo, de salsicha e linguiça calabresa. Mas não descarto a opção de uma comida saudável durante a semana. E, pensando nos meus amigos vegetarianos, resolvi criar uma receita “vegan” inspirada no Pirarucu de Casaca que tanto adoro.
Ingredientes:
02 bananas-da-terra maduras
150g de tofu defumado cortado em cubinhos pequenos
200g de manteiga ou 01 garrafinha de manteiga-de-garrafa
01 xícara de PTS (proteína de soja, daquela que parece ração de cachorro)
01 xícara de seleta de legumes
01 xícara de castanha-do-Pará ou de caju
01 xícara de uva passa
02 xicaras de farinha d’água (farinha de mandioca típica do Norte)
Azeitona verde picada
Alho picado
01 cebola picada
Molho de pimenta ou pimenta no tucupi
Azeite
Salsa picada
Cominho
Sal a gosto
Primeiro passo: deixe a PTS de molho na água durante a noite. Após esse período, escorra a água e retire o excesso, esmagando-a com as mãos. Depois corte em pedaços menores.
Segundo passo: corte as bananas em rodelas e coloque pra fritar na manteiga. Elimine o excesso de gordura num papel toalha e reserve.
Terceiro passo: derreta a manteiga numa panela grande. Doure o alho e depois refogue a cebola. Acrescente a PTS e deixe cozinhar até que ela fique bem macia. Não se assuste! A PTS não tem gosto de nada mesmo e tem um aspecto asqueroso de ração. Mas, misturada na farofa, ela “chupa” os temperos e fica com um gostinho bem especial. Acrescente os legumes, as castanhas, um pouco de sal, o cominho e as azeitonas e deixe refogar mais um pouco. Se precisar, coloque um pouco mais de água para o cozido ficar bem molhadinho. Acrescente o tofu e depois vá jogando a farinha e mexendo, para não grudar no fundo. Desligue o fogo, acrescente as bananas e, só no final, a salsa. Jogue azeite ou manteiga-de-garrafa.
Pode ser servido com arroz, uma saladinha e, para os não-vegetarianos, cai bem acompanhando um peixinho e até uma carninha-de-sol.
Se for beber, acho que combina muito uma cervejinha. Eu recomendo a minha deliciosa Colorado Indica.
Bom apetite!