Wednesday, January 5, 2011

Eggs Benedict



Ovos são maravilhas inventadas por Deus. Entram no preparo das massas, dos pães, dos bolos, panquecas, crepes; "invadem" esparramados as nossas sopas; compōem maravilhosas receitas de doces. Além de tudo isso, o ovo é uma iguaria por si só. Frito, cozido, poché, mexido, omelete. Uma das coisas mais maravilhosas que já comi foi o Eggs Benedict. É algo muito fácil de fazer e que eu adoro comer no café da manhã nos finais de semana. Em New York existem diversos lugares que fazem esse prato, mas em São Paulo, a maioria das minhas experiências foram desastrosas e acabei concluindo que o melhor Eggs Benedicts de São Paulo é feito na minha casa mesmo.

Ele é composto de um pão, geralmente o English muffin, que é um pão com um gosto meio encruado e que pra mim só fica bom tostado e para usar nessa receita; sobre o pão, uma fatia bem grossa de lombo canadense frito na chapa (aqui em em NYC eles chamam de Canadian Bacon), 02 ovos poché e o molho holandês por cima, uma pimentinha do reino ralada e mãos ao garfo!

Apanhei muito para aprender a fazer ovos poché. Assisti os programas do Gordon Ramsay, do Jamie Oliver e até da gorda Nigella e sempre ficava um treco nojento, com aquelas espumas de claras boiando na água fervendo. Foi então que o Dr. Google resolveu o meu problema e me mostrou os "egg poachers", que são recipientes nos quais colocamos os ovos dentro para mergulhar na água fervendo. Tem até um feito para microondas, mas daí achei fajuto demais. O que eu mais gostei foi um feito de silicone, em forma de flor. Mas recentemente aprendi um nova técnica, motivada pela ausência de aparelhos no momento: coloquei o ovo numa xícara de café untada com azeite e mergulhei na água fervendo. O resultado foi um maravilhoso ovo poché, firme, saboroso e sem risco de arrebentar. Deve-se apenas tomar cuidado para não cozinhar demais e endurecer a gema, porque a gema mole é fundamental no Eggs Benedicts.

Para fazer o molho holandês, pegue:

03 gemas batidas
01 colher de suco de limão
Raspas da casca do limão
1/2 xícara de manteiga
01 pitada de sal

Leve uma panela em banho maria, com as gemas e limão.
Adicione a manteiga aos poucos, mexendo sempre.
Quando estiver consistente, adicione o sal e as raspas de limão

O ideal é fazer o molho primeiro, que leva mais tempo. Eu tenho um truque americano para o molho holandês: a Knorr tem uns envelopes de molho instantâneo nos Estados Unidos, bastando acrescentar manteiga e água ou leite. Infelizmente não tem no Brasil.

Feito o molho, coloque para tostar os muffins no forno ou na torradeira com manteiga. Enquanto eles vão ficando douradinhos, vá fazendo os ovos poché. Quem não tiver English Muffin, pode substituir com qualquer outro pão, mas nesse caso eu recomendo os brioches ou aquelas bisnaguinhas tipo Egg Sponge, da Seven Boys. Se o molho ficar frio, dê uma leve aquecida em banho maria. Caso não encontre lombo canadense, pode usar presunto,eito de peru ou até o bacon comum, em fatias grossas, do tipo pancetta.

Pra quem nunca comeu, recomendo muito experimentar e, pra quem já comeu, vale muito repetir essa delícia!