Sunday, November 13, 2011

And the winner is : Banana-da-terra!





É, meus amigos, faz tempo que não apareço por aqui, não é mesmo? É que ando muito atribulado com as coisas do mundo não-comestível e, quando cozinho, tenho optado pelos repetecos, já postados. E devo dizer que ando preguiçoso. Mas ontem bateu uma inspiração pra fazer Pudim de Tapioca. E estava com vontade de comer banana-da-terra frita.



Não sou muito fã de bananas em geral, mas abro uma importante exceção para a banana-da-terra, frita, cozida, assada, feita na brasa, com Açúcar, com canela, com melado. Purê de banana, na farofa, na moqueca. E, depois que fui enfeitiçado pelos espíritos das índias cozinheiras manauaras, fiquei mais apaixonado ainda pelas bananas-da-terra de lá, que eles chamam de Pacovan ou “chifre-de-boi”. Elas têm um sabor delicioso e um tamanho descomunal. Uma de lá vale duas daqui. Quando venho de lá, trago um monte de banana. Uma vez, trouxe um cacho inteiro. Daí, pra não perdê-las, espero amadurecer e meto tudo no congelador.


Foi lá que descobri que as bananas podem ser fritas ou assadas ainda verdes e então elas ficam com um sabor diferente, salgadas. Mas é quando estão maduras que, em minha opinião, revelam seus maiores tesouros.

Em Manaus se come banana com tudo: no café da manhã, fritas ou cozidas, nas tapiocas com queijo coalho e em diversas outras iguarias. Lá também a gente encontra os “chips” de banana doce e salgados, vendidos em saquinhos, nos curzamentos das ruas.

Em minha última viagem a Manaus, experimentei um prato bem interessante: um tapioca gigante, feita na frigideira, recheada com queijo coalho, tucuman( uma fruta azedinha de lá), ovo mexido e banana pacovan. Nem precisa falar que estava delicioso....


Hoje, inspirado na “bananização” da minha mente, resolvi fazer uma experiência: coloquei numa forminha refratária o restinho dos ingredientes do pudim de tapioca que sobrou e, ao final, acrescentei fatias de banana pacovan, cozinhei mais um pouco em banho-maria e depois coloquei para grelhar com queijo parmesão ralado.


E também resolvi “bananizar” meu café da manhã: banana frita na manteiga. E pra dar um toque “chic”, joguei flor-de-sal sobre ela. Ficou fantástico.



Enfim, hoje não é exatamente um blog de “receita”, mas uma respeitosa homenagem a essa iguaria tão deliciosa que Deus botou no mundo.

Banana pra vocês!



1 comment: