Saturday, January 15, 2011

Sangria


Quando era pequeno, sangria para mim era um pouquinho de vinho misturado com água, açúcar e gelo que meu avô fazia quando íamos almoçar na churrascaria Porteira dos Pampas. Não que ela não fosse. Pra mim essa era uma sangria mágica, especial, que vinha preparada pelas mãos do meu querido avô.

É lógico que a sangria “verdadeira” é muito melhor. Também é lógico que eu não inventei a sangria, nem a receita dela. Mr. Google e seus milhões de páginas me deram várias receitas e essa que eu divido com vocês é minha predileta, embora não me lembre suas origens. Mas sangria é domínio público. Quer saber quem inventou? O dono da receita? Faça alguém incorporar o espírito de um cigano legítimo, lá da Andaluzia e pergunte pra ele.

Mas a sangria é uma excelente opção para acompanhar vários tipos de pratos e petiscos e é uma opção deliciosa para quem gosta de vinho, mas não encara um tinto puro no calor.

Então reúna os seguintes ingredientes:

03 garrafas de vinho tinto gelado (Vinho Chapinha, San Tomé e congêneres NÃO PODE! Mas tem que ser um vinho modesto, sem grandes requintes. Recomento o chileno Gato Negro, que tem preço barato e são muito gostosos.

½ a 01 litro de água com gás ou soda limonada (eu prefiro com soda) gelada

01 copo de rum

½ lata de pêssegos em calda picados e 01 copo da calda

01 maçã vermelha grande picada (eu gosto com casca e tudo)

01 punhado de uvas Red Globe picadas

03 ou 04 rodelas de abacaxi picado

02 laranjas cortadas em pequenos triângulos com casca

Outras frutas picadas a seu gosto (kiwi, cerejas, morangos,etc)

Bastante gelo

Açúcar a gosto

Canela em pau

Cravo

Coisa simplérrima: numa grande vasilha, misture todos os ingredientes. Eu gosto de colocar num enorme recipiente de vidro transparente e servir com concha, porque acho charmoso ver as frutas boiando com o gelo. Se acabar a sangria, basta repor um pouco mais de frutas, o vinho, o rum e água ou refrigerante, adoçar, colocar gelo e servir. A sangria também pode ser feita com vinho branco, champagne e pasmem, ouvi dizer que até com sakê. Mas pra mim, a melhor é ainda a boa e velha sangria de vinho tinto. E um brinde!

No comments:

Post a Comment